Decoração para a maturidade

29 JUL 2011
• Inspiração

Elas estão se tornando cada vez mais ativas e independentes, mas, mesmo assim, com o avançar do tempo, a idade ainda impõe algumas limitações. Para muitas de nossas queridas vovós, atividades comuns como caminhar, sentar, levantar, entre outras, nem sempre são realizadas com facilidade. Para compensar essa redução de mobilidade, é necessário que sejam feitas algumas adaptações em casa. Mas como fazer uma decoração que favoreça a segurança e o conforto na maturidade?

Acompanhe a Lider Interiores no Facebook e Twitter

Na semana em que se comemora o dia das vovós, conversamos com a decoradora Júnia Nocchi para saber como realizar essa tarefa. Separamos algumas dicas do que pode ser feito para melhorar o ambiente e a qualidade de vida dos idosos com quem vivemos. Confira:

– Dê preferência para móveis que não sejam muito baixos, nem profundos. Eles facilitam na hora de levantar-se;

Sofás com assentos mais rígidos são mais aconselháveis, pois dão mais firmeza.

– A decoração deve privilegiar a circulação, com corredores espaçados;

– Para evitar quedas, pisos antiderrapantes são fundamentais;

– Quando for usar tapetes, prefira os modelos que podem ser presos ao chão;

– Na cozinha, os armários devem ser de altura mediana, para que os idosos não tenham que se abaixar demais ou usar escadas para pegar os objetos;

– No banheiro, é importante usar barras dentro do boxe, próximo do vaso sanitário e da pia. Elas servem como apoio. “Um banquinho dentro do chuveiro também é uma boa ideia”, pontua Júnia;

– Outra dica para o banheiro é usar tapetes de borracha no piso do boxe, para diminuir escorregões;

– Evite desníveis entre os ambientes e, nas escadas, use sempre corrimão e fitas antiderrapantes;

– “Na casa”, lembra a decoradora, “é bom manter uma boa iluminação”. Pintar a casa de cores claras também contribui para manter o ambiente mais iluminado.

E você? Conhece alguma dica legal de decoração para aumentar o conforto dos idosos? Compartilhe conosco no espaço para comentários!

Confira as novidades do nosso Editorial