Como trabalha um Designer de Interiores?

11 AGO 2022
• Dicas

Na hora de decorar a casa, sempre vem aquela dúvida: será que devo contratar um designer de interiores? A nossa resposta é sim! Já falamos aqui sobre as diferenças entre este profissional e o arquiteto, e agora vamos falar um pouco mais sobre como trabalha um designer de interiores.

 

Os designers de interiores planejam e projetam os mais diversos espaços internos residenciais, comerciais e institucionais, alocando elementos que levam em conta a estética, conforto, saúde e segurança do usuário, além — é claro — de observarem a função do local. Esses elementos incluem móveis, decorações e até a cor das paredes e pisos. É um trabalho muito abrangente, essencial para um morar com qualidade e personalidade.

 

Legislação

Segundo a lei 13369, que regulamenta o que faz um designer de interiores, as principais atividades realizadas por esse profissional são:

  • Estudo, planejamento e projeto do ambiente interior, seguindo os objetivos e necessidades do cliente ou usuário, otimizado de acordo com as normas técnicas do ramo para produzir conforto, estética, segurança e saúde;
  • Planejar ambientes externos permanentes ou temporários para atender aos requisitos legais e regulamentos de segurança contra incêndio, meio ambiente e saúde;
  • Seleção e indicação precisa das cores, revestimentos e acabamentos que serão utilizados no projeto;
  • Criação, design e design de móveis e outros itens decorativos e atmosféricos;
  • Fornecer consultoria técnica de design de interiores.

 

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) também indica outras as atividades realizadas pelo designer de interiores com formação de nível superior:

  • Análise de proposta de trabalho;
  • Conceituação de projeto;
  • Elaboração de estudos preliminares, de anteprojetos e de projetos executivos;
  • Execução de projetos;
  • Acompanhamento da execução da obra;
  • Pesquisa de produtos, materiais e equipamentos;
  • Promoção do consumo.

 

Design de interiores X decorador

O termo designer de interiores se refere ao profissional que se foca nos espaços internos da casa, dos escritórios ou de comércios. É importante não confundir designer com decorador. Embora a decoração faça parte do cotidiano do designer, o profissional não se limita a ela, já o decorador está focado exclusivamente na estética. As ocupações do designer de interiores exigem aspectos técnicos como a ergonomia, conforto, iluminação, estudos dos espaços e escolha dos materiais. Além de projetar, ele também gerencia e acompanha toda a execução do projeto, cuidando dos custos e cronograma.

 

Contratar um profissional em Design de Interiores, faz com que você economize e consiga otimizar seus projetos de reforma e decoração. Por conta da experiência na área e do conhecimento de fornecedores de qualidade, materiais adequados e processos de reforma, pode compensar todo o investimento feito na contratação desse profissional.

 

O auxílio profissional também é excelente escolha para quem quer se manter em paz, já que reformas podem gerar uma grande dor de cabeça. Contratar um designer de interiores evita que você precise se preocupar com detalhes, orçamentos, gerenciamento de mão de obra e prazos. Além de garantir, como resultado do projeto, espaços bem aproveitados, funcionais e harmônicos.

 

E então, o que achou da dica? Não perca tempo e evite dores de cabeça na reforma, contrate já um designer de interiores! 

como usar painéis na decoração