Como manter a organização da cozinha no dia a dia?

15 NOV 2017
• Dica de decoração

Quando se fala em organização, a primeira imagem que vem é a de roupas dobradas e penduradas em armários, sapatos milimetricamente dispostos um ao lado do outro e bolsas guardadas de maneira de fácil visualização. Mas pouca gente se lembra da cozinha e sabe os truques e macetes existentes para deixá-la organizada. A seguir, te damos sete dicas que revolucionarão o seu conceito sobre organização da cozinha.

1 – Seja minimalista e mantenha somente o necessário

Como manter a organização da cozinha no dia a dia

O estilo de vida minimalista está em voga atualmente.

Sim, o conceito de minimalismo ultrapassou as fronteiras da arquitetura e agora está presente também no nosso estilo de vida. Afinal, não se precisa de muito para viver, certo? A dica aqui é investir em panelas, bowls, talheres e qualquer outro utensílio de qualidade, daqueles que foram feitos para durar por muitos e muitos anos. A tarefa de viver somente com o necessário parece árdua, mas depois do primeiro passo, você sentirá o poder de viver com menos e como isso pode ajudar, e muito, as suas tarefas no dia a dia. Ainda não comprou a ideia? Antes de arrumar a sua cozinha, entre na Netflix e assista “Minimalism – Um documentário sobre o que é importante” e inspire-se!

2 – Selecione o que você usa mais

Como manter a organização da cozinha no dia a dia

Armários mais altos recebem o que não é usado diariamente.

No seu guarda-roupa as roupas mais usadas não ficam à vista e de fácil alcance, certo? O mesmo vale para a cozinha. Os pratos e talheres do dia a dia, assim como panelas e frigideiras usadas diariamente merecem lugar de destaque nos armários da cozinha. Com eles à mostra, você não precisa perder tempo procurando aquela colher de arroz, aqueles copos usados na hora do almoço ou aquele frigideira essencial para fazer a sua crepioca no café da manhã. E utensílios e objetos usados só de vez em quando, em ocasiões especiais? Esses podem ocupar os armários mais altos, cuja função é exatamente essa: receber o que não é usado diariamente.

3 – Tipo de organização: peças X uso

Como manter a organização da cozinha no dia a dia

Nessa cozinha, bowls e potes são guardados em nichos, ao lado da adega.

Cabe a você escolher o método que mais combina com a sua rotina. Algumas pessoas preferem organizar as cozinhas por peças. Copos ficam todos em um armário, pratos em outro, assim como utensílios e panelas. Há ainda quem prefira organizar as peças por uso. Em um só armário estão pratos e copos usados no dia a dia e na gaveta, os talheres mais usados. A dica aqui é escolher o jeito que mais se adequa à sua necessidade. Afinal, o objetivo é descomplicar.

4 – Aposte em gavetas com divisórias

Como manter a organização da cozinha no dia a dia

Divisórias em gavetas são essenciais para uma boa organização.

Você abre sua gaveta de talheres e a bagunça está lá. Todos os utensílios juntos e misturados, em um verdadeiro “carnaval”. Afinal, achar aquela espátula no meio de facas, colheres, conchas não será tarefa fácil, nem rápida. Por isso, divisórias são fundamentais quando se trata de gavetas organizadas. Escolha-as de acordo com o tamanho da gaveta e veja como sua vida ficará muito mais prática.

5 – Saiba como guardar os objetos dentro dos armários

Como manter a organização da cozinha no dia a dia

Ganchos dentro e fora dos armários ajudam muito na organização.

Outro item importantíssimo para manter a organização da cozinha e a durabilidade de seus objetos. Copos de vidro nunca devem ser guardados em pilhas, um dentro do outro. Isso pode fazer com que eles trinquem ou até mesmo quebrem. O ideal é que estejam dispostos um ao lado do outro. Se você adora canecas, vale investir em ganchinhos no interior dos armários para pendurá-las. Já os pratos podem ser separados em pilhas, mas de acordo com seu modelo. Pratos rasos, de sobremesa, em uma, pratos fundos, em outra. Tigelas também podem ser empilhadas, assim como panelas e frigideiras.

6 – Cozinha compacta? Móveis multiúso e acessórios podem ser a solução

Como manter a organização da cozinha no dia a dia

Nichos podem ajudar na organização.

Há situações em que nem uma filosofia 100% minimalista garante um bom espaço nos armários. Se esse é o seu caso, vale recorrer a móveis multiúso e acessórios, como prateleiras e os ganchos para canecas, já mencionados anteriormente.

Aramados em que se pode pendurar talheres e panelas podem ser dispostos em linha reta logo abaixo dos armários mais altos, atitude prática e perfeita para quem gosta de um estilo mais casual. Carrinhos de apoio também são uma estratégia eficaz, ótimos para assumir a função de minibar, guardando taças, copos de whisky, baldes de gelo e garrafas de bebida.

7 – E o material de limpeza?

O ideal é que ele seja guardado na área de serviço, longe dos alimentos. Se você possui uma despensa para guardar tanto alimentos quanto produtos de limpeza, deixe esses últimos em uma prateleira específica, longe dos alimentos perecíveis.

E então, pronto para manter a organização da cozinha no dia a dia? Nesse post você confere alguns dos acessórios disponíveis nas cozinhas Lider que deixarão a sua vida muito mais prática.

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 1

Confira as novidades do nosso blog

Mundo Lider

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Mostras

CASACOR Brasília 2022: Conheça os espaços com o nosso design feito para viver

Inspirada no tema Infinito Particular, a CASACOR Brasília deste ano acontece no centro esportivo Arena BRB Mané Garrincha. Até 2 de novem...

Dica de decoração

Em clima de hexa: prepare sua casa para a Copa do Mundo 2022!

Já estamos ansiosos para a Copa do Mundo 2022! A partir do dia 20 de novembro, poderemos acompanhar as melhores seleções de futebol em jo...

Arquitetura

Dia Mundial da Arquitetura — Arquitetura para o bem-estar

Desde 1996, a União Internacional dos Arquitetos (UIA)  comemora, toda primeira segunda-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Arquite...