Casa bonita e saudável: como cultivar a sua

09 MAR 2017
• Dicas

Hoje em dia, muito se fala em vida saudável, hábitos alimentares e rotinas de exercícios para deixar o corpo e a mente na melhor forma. Mas que papel a nossa casa cumpre nessa missão? Ninho que nos transmite segurança, proporciona conforto e aconchego, além de ser palco de inúmeros momentos de alegria e felicidade, o lar também deve ser saudável. Aposte nas dicas a seguir para manter a sua casa bonita e saudável! Quem colhe os benefícios? Você e sua família.

 

Casa bonita e saudável - Espaço Home Theater - Lucio Nocito

O Espaço Home Theater, de Lucio Nocito para a Decora Lider Rio, esbanja aconchego e personalidade, predicados essenciais para uma casa dos sonhos.

 

 

Adote hábitos que geram bem-estar

Energia positiva é fundamental em uma casa bonita e saudável. Adote alguns hábitos para deixar seu dia a dia mais alto astral.

 

 

Boas lembranças

Mantenha contato com as suas melhores lembranças, espalhando pela casa fotos de família e amigos, souvenires de viagens, bibelôs, ímãs de geladeira, um cartão carinhoso de alguém especial, sua coleção do coração… Vale ainda compor as peças em um bonito quadro na parede ou sobre um móvel. Conte sua história através da sua morada.

 

Casa bonita e saudável 9

Patrícia Netto e Roberta Nicolau, Home Office – Jovem viajante, Decora Lider Rio.

 

Casa bonita e saudável 10

Cristina Morethson e Angelo Coelho, Amsterdam Couple Bedroom, Decora Lider Belo Horizonte.

 

Heranças preciosas

Todo mundo tem ao menos um objeto herdado de antepassados. Aquela cristaleira da vovó, um quadro de família ou taças de cristal merecem um lugar de destaque, fazendo um mix único e super contemporâneo com qualquer estilo de decoração.

 

Casa bonita e saudável 11

Bruna Dória, Leide Lage, Silvana Hirsch e Victor Carvalho, Sala de Jantar Darcy, Decora Lider Salvador.

 

Menos é mais

Siga as dicas anteriores, mas com parcimônia na quantidade de objetos. Estudos apontam que muitas peças de decoração e enfeites podem te deixar estressado, pois o exagero dá a ideia de casa bagunçada, remetendo ao fracasso. O minimalismo pode ser um caminho para uma vida mais calma e feliz.

 

Casa bonita e saudável 2

Com o Quarto de Casal na Decora Lider Rio de Janeiro, Gisele Taranto prova ser plenamente possível criar um ambiente minimalista e acolhedor.

 

Mais verde

Ninguém quer um lar vazio e sem alma. Muito além de elementos decorativos, plantas induzem ao relaxamento (ao nos aproximar da natureza), minimizam alergias, purificam e umidificam naturalmente o ar. Quer mais? Elas colaboram para nossa criatividade e concentração. De vasinhos de suculentas ou arranjo de flores a uma pequena horta ou jardim vertical, sempre haverá uma solução verde para o seu estilo de vida, espaço disponível e quantidade de luz natural.

 

Casa bonita e saudável 12

Diego Pandolfi, Marcos Lyra, Suelen Mauro e Thiara Novaes, Living e sala de jantar, Decora Lider Vitória.

 

Conexão familiar

Não à toa os ambientes integrados estão cada vez mais populares. Privacidade é importante, mas dividir momentos rotineiros com a família é essencial numa casa bonita de verdade. Por isso, repense o layout do seu lar para privilegiar o convívio. Que tal uma cozinha aberta para ver os filhos brincarem, enquanto prepara o jantar? Um home que agregue todos os moradores da casa também propicia a interação.

 

Casa bonita e saudável 13

Ângela Roldão, Loft, Decora Lider Belo Horizonte.

 

Meu momento

Trânsito, trabalho, família, redes sociais, afazeres domésticos e outras atividades acabam consumindo todo o nosso dia. Fuja do barulho e da agitação, fique sozinho e permita-se mergulhar nos seus pensamentos. Autoconhecimento é um bem valioso – escute sua voz interior.

 

Casa bonita e saudável 14

Sérgio Palmeira, Suíte master, Decora Lider Vitória.

 

 

Organização e limpeza são premissas para uma casa bonita e saudável

 

Pequenos atos de cuidado e carinho com o seu lar vão te trazer alegria. Por isso, não deixe para depois e faça da limpeza e organização um hábito.

 

 

Armário New Vision Casa bonita e saudável

Armário New Vision: perfeito para você armazenar suas roupas, sapatos e acessórios de forma prática e organizada, com quase tudo visível e sempre à mão.

 

Arrumação geral

Do hall de entrada aos quartos, faça uma inspeção em armários, gavetas, estantes, baús… E livre-se de tudo o que não é útil, doando, vendendo ou jogando fora, se necessário. Se a bagunça for grande, trabalhe por etapas ou cômodos, para não desanimar. Resuma a sua vida – com um lar organizado e sem supérfluos, você vai ver como a limpeza rotineira torna-se bem mais fácil.

 

Casa bonita e saudável 15

Marçal Farnochi e Fernanda Farnochi, Quarto Casal, Decora Lider Ribeirão Preto.

 

Meta de organização

Crie um lugar próprio para cada coisa, se valendo de caixas organizadoras e baús com rodízios (nada de enfiar coisas para debaixo da cama). A regra geral é: usou, limpou, guardou. Isso vale também para as crianças, que devem manter o hábito de conservar a casa bonita e agradável, guardando brinquedos, livros e material escolar. E não acumule! Se comprar ou ganhar uma coisa nova, doe uma antiga.

 

Bons parceiros

Vinagre branco, bicarbonato de sódio e uma esponja ou escovinha macia higienizam praticamente tudo o que temos em casa. Está aí um produto de limpeza barato, caseiro e natural para superfícies de móveis e objetos, tapetes, toalhas, travesseiros, capas de almofada, etc. Para cada dois litros de água, adicione ½ xícara de vinagre e ¼ de bicarbonato.

 

casa bonita e saudável

Renato Yonemoto, Vitrine Lider, Decora Lider Ribeirão Preto.

 

Paredes

Uma pintura dura cerca de dois anos, mas tintas laváveis permitem limpeza delicada com água, detergente e esponja. Também há no mercado buchas específicas para retirar a sujeira de paredes mais claras. No caso de mofo, antes aplicar uma nova pintura, pulverize água limpa misturada a água sanitária (em partes iguais), espere secar e raspe o local.

 

Casa bonita e saudável 16

Lya Magalhães, Quarto de Casal, na Decora Lider Rio.

 

Cozinha

Um ambiente que “esconde” micro-organismos prejudiciais à saúde – sobretudo em panos de prato, buchas e lixeiras – merece atenção. Troque o pano de prato e a esponja com frequência. Opte por lixeiras de pedal e deixe-as no chão, longe dos alimentos, retirando o saquinho (mesmo se não estiver cheio) após cada preparo de refeição.

 

Casa bonita e saudável

Cozinha Átrio, nova linha de cozinhas da Lider Interiores. Projeto do estúdio Nada se Leva e da arquiteta Raquel Nogueira.

 

Maçanetas e interruptores

Limpe com álcool ou spray desinfetante. Nesses locais, vírus sobrevivem por até dois dias. Reforce a limpeza caso haja alguém doente em casa.

 

 

Casa bonita e saudável 17

Rebecca de Gonzaga, Quarto do Aconchego, Decora Lider Salvador.

 

Espelhos

Esqueça produtos tipo limpa-vidros ou hábitos antigos, como esfregar jornal. Basta passar uma esponja com um pouco de detergente, seguida por um pano macio com álcool. Um recurso BBB: bom, bonito e barato!

 

 

 

Saúde no quarto

 

Quase tudo em um quarto acumula poeira, germes e bactérias. Por ser um ambiente em que passamos muito tempo, mantê-lo limpo é primordial para evitar estresse, alergias, cansaço e falta de sono.

 

Casa bonita e saudável 4

Ângela Roldão, Loft, Decora Lider Belo Horizonte.

 

Cama

Sabia que não arrumar a cama pode causar ansiedade? Faça disso um ritual e o prazer de ir para a cama será maior – pesquisas apontam que esse hábito pode nos deixar mais felizes. Além disso, troque a roupa de cama semanalmente. Para quem dorme com bichos de estimação, o ideal é dobrar a frequência.

 

Casa bontia e saudável 18

Carla Napolião, Quarto de casal, Decora Lider Rio.

 

Colchão

Em oito anos, ele pode acumular mais de quatro quilos de pele morta, fora os ácaros. Em um ano, uma pessoa chega a deixar 98 litros de suor na cama. Ficou chocado? Melhor aspirar todos os cantinhos que puder e ficar atento ao tempo de uso (no máximo oito anos), pois o colchão “vencido” ainda pode causar dores, insônia e outros males.

 

Casa bonita e saudável 19

 

Travesseiros

Use capas, que podem ir à maquina de lavar com mais assiduidade. Se dobrá-lo ao meio e ele não voltar logo ao formato original, compre um novo.

 

Celulares, tablets e notebooks:

Podem ser mais sujos que a tampa do vaso sanitário e vivem encostados no seu rosto e mãos, debaixo do travesseiro ou sobre a cama. Assim, devem ser limpos diariamente, usando um pano umedecido com álcool. E como não são nada saudáveis para o sono e os olhos, dada a luz excessiva, não utilize esses aparelhos por, pelo menos, uma hora antes de ir para a cama.

 

Xô, alergia!

 

Vive espirrando, com o nariz coçando e os olhos irritados? Se ligue nos vilões que podem piorar sua alergia:

 

Travesseiros, bichos de pelúcia, tapetes felpudos, carpetes e cortinas:

Itens que abrigam muitos ácaros e poeira pedem duas coisas – aspirador de pó e “banho”. Ao menos uma vez por semana, aspire tapetes, carpete e cortinas. As pelúcias? Melhor não tê-las, mas, se fizer questão, lave-as com frequência em água quente.

 

Casa bonita e saudável 7

Júnia Braz, Quarto de Casal com office, Decora Lider Belo Horizonte.

 

Incensos, velas perfumadas e aromatizadores de ambiente

Cuidado com as partículas liberadas por eles, que aumentam o risco de desenvolver problemas respiratórios. Ou seja, péssimo também para os asmáticos. Descubra os que não te fazem mal ou desista de perfumes artificiais. Que tal um aromatizador natural? Basta ferver a água com laranja, limão e canela ou ervas como alecrim, louro e tomilho.

 

 

casa bonita e saudável

 

Pelos de animais

Triste para os alérgicos que amam pets, mas eles podem prejudicar sua saúde, aumentando o risco de infecções. Minimize os danos, evitando que eles subam na cama e no sofá, aspire os ambientes  e troque o filtro de ar do equipamento com frequência. Como os bichinhos, o aspirador de pó é um super amigo, mas use uma máscara enquanto o utiliza para não inalar partículas de poeira. Lembre-se ainda de manter a casa fresca e ventilada.

 

 

Envolva todos os sentidos

 

Quando a gente pensa no lar ideal, logo vem a imagem de uma decoração linda, não é mesmo? Mas aparência não é tudo! Uma casa bonita de verdade, feliz e saudável vai muito além da estética, envolvendo todos os sentidos.

 

Trilha sonora

Um lar alto astral pede música, seja para relaxar, brincar com as crianças ou receber os amigos. Solte o som!

 

casa bonita e saudável

Bia Mabe e Márcia Rajão, Apartamento da família brasiliense, Decora Lider Brasília.

 

A Linha Átrio de cozinha pode abrigar um sistema de áudio discreto, sem caixa de som, fixado onde não possa ser visto facilmente. O som reverbera nos painéis do móvel, transformando-os em caixas acústicas (ao abrir a porta, o volume fica mais alto). Perfeito para cozinhar ouvindo sua banda favorita, o equipamento se conecta ao smartphone por bluetooth. Isso é casa bonita de verdade!

 

casa bonita e saudável

Laísa Carpaneda e Flávia Nasr, Varanda gourmet, Decora Lider Brasília.

 

Água na boca

Aproveite o preparo da comida para criar um momento agradável, seja sozinho, com a família ou entre amigos. E nada de comer com pressa! Deguste cada garfada.

 

Cheirinhos

Escolha seus aromas de sabão e amaciante preferidos para roupas, roupas de cama e banho. Armários, quartos, banheiros e lavabos também merecem uma essência especial. Valem receitas caseiras ou produtos específicos, de acordo com o seu gosto. Tudo pra fazer da sua casa bonita também cheirosa.

 

Casa bonita e saudável 20

Lorrayne Zucolotto e Tatiana Espíndula, Quarto do casal e lavabo social, Decora Lider Vitória.

 

Texturas

Revestimentos, tecidos, complementos… Nada como uma gostosa sensação de acolhimento. Uma casa bonita e acolhedora pede texturas que convidem ao tato.

 

Casa bonita e saudável

Rosana Rampazzo e Marcela Pretti, Living e jardim do jovem casal, Decora Lider Vitória.

 

No clima

Conforto térmico é indispensável. No frio, se não tiver lareira ou aquecedor, deixe a casa quentinha abusando de mantas, cobertores e tapetes. Dias de calor pedem tecidos leves e janelas abertas. Se houver uma varanda ou área externa, melhor ainda: usufrua bastante desse espaço.

 

Casa bonita e saudável 21

Roberta Lopes, Living, Decora Lider Belo Horizonte.

 

Gostou das dicas pra manter a sua casa bonita e saudável? Precisando de mais dicas ou de um atendimento personalizado de acordo com a sua necessidade, visite uma de nossas lojas. Estamos à sua disposição!

Confira as novidades do nosso blog

Mundo Lider

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Mostras

CASACOR Brasília 2022: Conheça os espaços com o nosso design feito para viver

Inspirada no tema Infinito Particular, a CASACOR Brasília deste ano acontece no centro esportivo Arena BRB Mané Garrincha. Até 2 de novem...

Dica de decoração

Em clima de hexa: prepare sua casa para a Copa do Mundo 2022!

Já estamos ansiosos para a Copa do Mundo 2022! A partir do dia 20 de novembro, poderemos acompanhar as melhores seleções de futebol em jo...

Arquitetura

Dia Mundial da Arquitetura — Arquitetura para o bem-estar

Desde 1996, a União Internacional dos Arquitetos (UIA)  comemora, toda primeira segunda-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Arquite...