28 OUT 2021
• Arquitetura
Uma construção sustentável, prática e com ótimo custo-benefício. A arquitetura modular vem ganhando espaço no mercado. Feita em módulos individuais que são agrupados em um determinado terreno, ela é transportada com facilidade e de fácil montagem. Um bom exemplo de arquitetura modular são os contêineres, construção que se torna cada vez mais usada no Brasil. Mas quando optar pela arquitetura modular? A seguir, listamos algumas de suas vantagens e desvantagens para que você possa decidir se opta ou não por este tipo de construção.
Vantagens da arquitetura modular
Agilidade
Se você quer uma obra rápida e sem muitas surpresas, uma boa opção pode ser a arquitetura modular. Como os módulos são padronizados e chegam já prontos ao terreno, sua construção costuma ser rápida e sem os percalços das obras tradicionais.
Esta casa modulada em Sidney, na Austrália, assinada pelo Tribe Studios Architecture, se inspira na arquitetura vernacular da região. Optou por manter somente um piso e grandes abertura laterais, que a integram ao terreno.
Foto: Wallpaper Mag
Ótimo custo-benefício
Como os módulos costumam ser padronizados, sua fabricação é financeiramente mais acessível. Além disso, sua praticidade na construção garante uma obra mais rápida e consequentemente com menos custos na montagem.
A limitação das formas não foi um problema para a DF&A, que junto à empresa de tecnologia MiTek, construiu essa casa padrão, que pode ocupar os mais diversos tipos de terreno.
Foto: Wallpaper mag
Sustentabilidade
Com menos desperdício de matéria-prima, água e energia na construção, a arquitetura modular também pode ser definida como mais sustentável.
Na CASACOR Minas 2021, a Liga Arquitetura apresentou uma casa que pode ser facilmente construída no terreno escolhido. Basta providenciar um ponto de água e energia, que todo o resto, do transporte à construção, é providenciado pelo escritório.
Desvantagens
Como a arquitetura modular é feita de peças padrão, caso goste de uma arquitetura mais curva e com mais informações arquitetônicas, o ideal é optar pelo método tradicional de construção, já que os módulos limitam um pouco a criação de formas mais ousadas.
Pronto para aderir à arquitetura modular? Conta pra gente nos comentários!