02 DEZ 2021
• Arquitetura
Arquitetura moderna ou contemporânea? Como diferenciar os dois estilos? Muitas pessoas se confundem ao se deparar com estes dois termos. A arquitetura contemporânea engloba os estilos arquitetônicos surgidos após o modernismo, a partir da década de 1980 e 1990. A arquitetura sustentável, arquitetura desconstrutivista e arquitetura pós-moderna são alguns exemplos. Estes estilos surgiram como uma crítica e uma nova leitura da arquitetura moderna, dando origem ao Pluralismo, conceito forte na arquitetura contemporânea, que permite diversas interpretações e releituras do objeto arquitetônico. Pense em formas mais arredondadas, traços distorcidos, preceitos sustentáveis e novas tecnologias e tenha em mãos a base da arquitetura contemporânea. Mas que nomes e que edifícios ilustram bem o conceito de arquitetura contemporânea? É o que mostramos para você a seguir.
Frank Gehry
O arquiteto americano mostrou seu pioneirismo fazendo a transição entre o período moderno e contemporâneo. É conhecido pela desconstrução das formas.
Dancing House, Praga, República Checa. O edifício lúdico, que parece dançar sobre a rua já se tornou um destino turístico em Praga.
Museu Guggenheim, em Bilbao, na Espanha. Tradução máxima da arquitetura desconstrutivista proposta por Frank Gehry.
Oscar Niemeyer (1907-2012)
O arquiteto viveu o modernismo e fugiu da predominância das linhas retas apostando em curvas, inspirando um séquito de seguidores na arquitetura contemporânea, como a arquiteta iraniana Zaha Hadid.
Congresso Nacional, em Brasília. Marco da arquitetura contemporânea no Brasil.
As curvas da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, marco do pós-modernismo na capital.
Zaha Hadid
O uso de formas arredondadas e novas tecnologias marcam as obras da arquiteta Zaha Hadid, primeira mulher a ganhar o prêmio Prizker.
Guangzhou Opera House, na China, aposta no estilo futurístico.
Galaxy Soho, edifício comercial em Pequim, na China.
Tadao Ando
Vencedor do prêmio Pritzker em 1995, o arquiteto mostra toda a elegância japonesa em suas obras. É conhecido também pelas críticas regionalistas que faz por meio de sua arquitetura.
Design Sight em Tóquio, no Japão, uma das obras mais emblemáticas de Tadao Ando.
Espaço de Meditação da Unesco em Paris, na França. Um oásis no meio da cidade.
Santiago Calatrava
Com linhas que remetem a organismo vivos, o arquiteto espanhol é também engenheiro, escultor e pintor.
Museu do Amanhã, no Rio de janeiro, trouxe a arquitetura contemporâneo para o centro histórico da cidade.
Ponte de Alamillo, em Valência, foi a obra que mostrou Santiago Calatrava para o mundo.
Que tal conhecer mais sobre outros estilos de arquitetura? Confira nossos posts relacionados.