Agnes Farkasvolgyi dá dicas para tornar os momentos em volta da mesa inesquecíveis

10 OUT 2011
• Inspiração

Uma cozinheira que faz arte e uma artista que cozinha. Assim se define a chef Agnes Farkasvolgyi, que tem formação em Pintura e Desenho, pela UFMG, e especialização em gastronomia pela “L’Ecole Cordon Bleu”, de Paris. Proprietária do “Buffet Bouquet Garni”, em Belo Horizonte, Agnes está sempre ligada às cores, formas e texturas, e na cozinha procura não somente criar pratos surpreendentes, mas buscar a beleza e a afetividade em cada detalhe. Não é à toa que ela é a grande estrela da campanha de salas de jantar da Lider, sugerindo cardápios ideiais para cada situação (jantar com amigos, com família, a dois, etc).

Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.

E quem tem prazer em receber já sabe: uma mesa posta é um convite para se viver momentos inesquecíveis e o preparo deve ser repleto de cuidado e carinho. Assim também pensa Agnes, que conversou com a Lider sobre design, decoração e dicas para tornar os momentos em volta da mesa ainda mais saborosos. Confira:

Como é o encontro entre a gastronomia e o design? Onde acontece?

Desde o momento em que decido receber em casa esse ‘casamento’ acontece. Da escolha da montagem da mesa, até o cardápio a ser servido e os ingredientes a serem utilizados, tudo é contaminado por um tema que vai utilizar o design como ferramenta para cumprir o objetivo de receber bem!

De que maneira a decoração interfere na reunião em volta de mesa?

É através da decoração que demonstramos o ‘carinho’ que temos em receber aquela pessoa ou grupo.

 

Para você, o que não pode faltar em uma mesa de jantar?

Personalidade.

Da ambientação ao cardápio, que combinação torna perfeita uma cerimônia como um jantar ou um almoço?

Escolhas certas e adequadas aos seus convidados. Tudo isso ‘temperado’ com carinho e afeto.

Simplicidade ou ousadia? O que priorizar na hora de decorar uma mesa de jantar para que ela seja atraente, tenha estilo, mas ainda assim mantenha o conforto necessário para tornar o momento especial?

Essa escolha tem a ver com quem e qual a ocasião em que se está recebendo. Situações solenes, pessoas que não conhecemos bem pedem uma mesa mais formal, sem exageros. Amigos podem e devem dividir ambientes inusitados. E uma reunião familiar é maravilhosa quando é simples, mas contaminada com seu afeto!

Em relação à culinária, que pratos escolher para agradar o paladar de todos os convidados?

Para não errar, tenha sempre uma opção sem carne e outra com. Quando não se conhece o gosto dos convidados é simpático perguntar sobre restrições para que você não passe ‘apertos’ de última hora.

Quando a mesa não é tão grande, mas eu preciso receber mais convidados, que solução você sugere?

Servir comidas que não precisem de faca para que as pessoas possam comer com os pratos sobre o colo. A montagem da mesa deve ser impecável! Ter pratos empilhados não significa desleixo…

Qual é a sua dica para receber bem?

Saber bem quem são seus convidados, abrir sua casa como se estivesse recebendo uma ‘rainha’ e, sobretudo, receber, porque é uma delícia juntar pessoas em torno de uma boa e bela mesa!

Quer conhecer as dicas de cardápios e harmonização da chef Agnes? Clique aqui!

Confira as novidades do nosso blog