Adolescente em casa? Hora de repensar o quarto para suas novas atividades!

21 OUT 2020
• Dicas

A pandemia trouxe diversos desafios em 2020, entre eles a educação à distância, adotada às pressas em função da quarentena. Pais e filhos tiveram que se adaptar à nova realidade de isolamento social e aulas online. Nesse cenário, o quarto do adolescente ganha ainda mais relevância, se convertendo em refúgio na maior parte do tempo. Afinal, é lá onde o jovem vai descansar, estudar e até matar a saudade – virtualmente, claro! – dos amigos. Então, confira algumas ideias para deixar esse cantinho mais agradável e produtivo!

 

“Vibe” acolhedora

Frustração, ansiedade, solidão… São muitos os sentimentos com os quais um adolescente precisa lidar, ainda mais em um momento delicado como este. Então, que tal adicionar ao quarto complementos que sejam a cara dele? Nem é preciso uma renovação total, basta inserir algumas peças decorativas em sintonia com temas que o agradem para criar um clima mais aconchegante. Pode ser um papel parede, mantas e almofadas ou mesmo uma referência àquela série que ele adora! Neste quarto projetado por Carolina Lage, o tom rosa claro garante o clima feminino do espaço. Na estante, livros e adornos retratam a personalidade da moradora.

Detalhes com de rosa em quarto de adolescente.

 

Conforto e ergonomia

Boa ventilação e iluminação, mesa e cadeira em altura adequada são fundamentais para o bem-estar de um adolescente que “vive” dentro do quarto. Nessa idade, eles fazem questão de privacidade e, muitas vezes, gostam de se isolar. Então, o ideal é que o ambiente seja o mais confortável possível, até porque serão horas e horas de estudo. Uma bancada ampla, debaixo da janela (ponto para a luz natural!) é aposta certeira. Se puder, invista em marcenaria planejada: além de um melhor aproveitamento do espaço, garante funcionalidade.  Neste quarto projetado por Fernanda Peçanha, a marcenaria planejada se junta a ergonomia da cadeira New para deixar as horas de estudo mais produtivas.

Cadeira New em bancada ampla e multifuncional em quarto de adolescente.

 

Rotina bem organizada

Sem as aulas presenciais, o dia a dia fica mais conturbado, e os pais, sem tempo para acompanhar cada tarefa dos filhos. Ajude a montar um cronograma, organizando horários de estudo, entregas de trabalhos e avaliações. Tudo isso pode ser organizado de maneira decorativa e personalizada, em aramados ou painéis próximos à bancada do adolescente. O ideal é que os materiais de estudo também fiquem à mão: arranje os acessórios em recipientes charmosos (nem precisa ser um porta-lápis), e os papeis soltos em caixas organizadoras. Separe uma parte do armário ou um gaveteiro para guardar livros e cadernos. “Cada coisa em seu lugar” é regra de ouro para manter um ambiente limpo e apropriado para os estudos.

Neste quarto, a cômoda Face serve como ponto de apoio entre as duas camas, enquanto o cabideiro Aida ajuda a deixar o espaço mais organizado, sem roupas jogadas por toda a parte.

Cômoda face entre duas camas bem arrumadas em quarto de adolescente.

 

Bancada multifunção

A mesa de estudo do adolescente não precisa ter só esse fim. Customize o espaço para outra função, como um hobby do seu filho. A bancada pode fazer as vezes de penteadeira para uma moça que adora se produzir, ou se estender como uma sala de música para o seu jovem artista praticar o instrumento preferido. Esse é o ambiente no qual eles fazem a maioria de suas atividades, então não custa dar asas aos sonhos. A bancada feita sob medida projetada por Fernanda Peçanha se transforma também em uma penteadeira.

Bancada multiuso com penteadeira em quarto de adolescente.

Para dar um “up” no quarto do seu filho adolescente, visite uma de nossas lojas e conheça as soluções da Lider Interiores.

 

Confira as novidades do nosso blog