26 AGO 2022
• Dica de decoração
Nossa casa como nosso porto seguro — uma zona de conforto em meio ao caos: nosso ninho particular. Com a pandemia de Covid 19, começamos a olhar mais para dentro, seja de nós mesmos ou da nossa casa, e daí surgiu a necessidade de deixá-la mais acolhedora, transformá-la em um oásis em meio ao nosso dia a dia corrido. Com a rotina do novo normal, agora estamos prontos para voltar à rua, aproveitando tudo que a vida ao ar livre pode oferecer. Mas sem abrir mão do conforto onde moramos.
Assim está surgindo sutilmente a ideia de que os cômodos sejam como ninhos de conforto. Sua residência é seu ponto alto de relaxamento. Logo, o branco em excesso foi dando espaço para tons mais terrosos, texturas e outros elementos capazes de proporcionar a sensação de proteção, acolhimento e segurança que tanto precisamos.
E o que faz da sua casa um ninho? Selecionamos cinco dicas para transformá-la em seu ninho particular. Confira a seguir:
1. Aposte nas cores
Existem muitos estudos que provam a importância da cor em um projeto, seja ele de uma casa, estabelecimento, clínica e afins. As cores causam estímulos fisiológicos e psicológicos nas pessoas, sendo assim, é um elemento crucial na ambientação. Elas interferem na percepção de dimensões dos ambientes e, com a iluminação certa, podem dar uma outra vida aos espaços.
Parede azul na sala de jantar projetada pela Clasa Design.
Os tons terrosos, com suas nuances que se aproximam da natureza, têm assumido o lugar do branco e do bege na decoração, com o intuito de fazer com que a sensação de ninho seja ainda mais palpável no nosso dia a dia.
Tons terrosos no escritório de Patrícia Bigonha, que recebeu nossas estantes Slim.
2. Utilize texturas em seus ambientes
A textura atua como aliada, criando uma relação interessante entre espaço, luz, sombra e toque. Ambientes como salas, quartos e escritórios geralmente se harmonizam perfeitamente com uma boa texturização. Devido à grande possibilidade de variação, que vai desde algo mais macio e liso, até algo um pouco mais áspero e enrugado, as texturas são capazes de despertar sensações, sentimentos e até mesmo memórias afetivas, conjunto indispensável para criar um ninho particular.
Tricô, algodão, madeira e laca: mix de texturas idealizado por Eduardo Muzzi.
Ripinhas de madeira, couro e tecido formam o mix de sucesso de Juliana Impelizieri e Jussara Alvim.
3. Adorne!
Definitivamente, recorrer aos adornos é algo crucial em um projeto. Então lembre-se sempre de criar ambientes mais versáteis para que seja possível brincar com a decoração e usar e abusar de adornos. Quando falamos em decorar, é preciso lembrar que esse ato é responsável pelo conforto físico e psíquico daqueles que estão frequentando o ambiente. Os espaços se comportam de maneira diferente quando há um programa de portfólio de interiores coerente e adequado aos moradores. Portanto, para deixar sua casa com a sua cara, utilize adornos e obras de arte que retratem a sua personalidade.
Plantas, vasos e uma escultura ao chão formam o trio de adornos da TRPC Arquitetos.
A obra de arte colorida garante um charme todo especial à adega de Isabela Cabral, que ganhou a presença do sofá Arc.
4. Atente-se à área externa
A área externa costuma ser um dos lugares de convívio mais prazerosos da casa. Antigamente, era mais comum que as pessoas se atentassem a esse espaço, já que tudo era mais amplo, fazendo um contraste com os dias atuais, em que vivemos em um mundo compacto. Assim, passaram a investir nas sacadas, varandas e terraços da casa ou apartamento, fornecendo uma decoração que remete a locais aconchegantes e funcionais.
Poltronas Lina assumem o tom verde nesta proposta de Andréa Buratto e André Motta para Modernos Eternos.
5. Brinque com o contraste
A combinação de elementos é a alma de um projeto. Poder brincar com texturas, cores e formas é o que confere personalidade ao cômodo, que o torna único e sai do tradicional esquema de cores neutras.
O ditado popular que diz “os opostos se atraem” é uma das maiores verdades no mundo da arquitetura e design de interiores. Esse tipo de decoração chama bastante atenção, tirando o nosso olhar da mesmice. Só tome cuidado para não deixar o ambiente sobrecarregado.
Cômoda e papel de parede no estilo clássico fazem um contraponto com os armários modernos neste projeto de Vanessa Lacerda.
Por fim, se permita e brinque para criar o ambiente que mais se adequa a sua vida. Crie o espaço que faça você se sentir melhor dentro dele, relembre momentos, crie um ninho particular!