Um móvel confortável, funcional e bonito tem na sua base uma ergonomia de excelência. Mas o que é de fato essa tão falada ergonomia? O termo é a junção de ergos, que em grego significa trabalho, com nomia, que significa normas, ou seja, normas de trabalho. Deve ser aplicado em todo o processo do design de produto, assim como na arquitetura e na marcenaria.
Segundo João Gomes Filho, professor de ergonomia da PUC Goiás, “a ergonomia objetiva sempre a melhor adaptação possível do objeto aos seres vivos em geral. Sobretudo no que diz respeito à segurança, ao conforto, à eficácia de uso ou de operacionalidade dos objetos, mais particularmente, nas atividades e tarefas humanas.” Assim, ela não é só responsável pelo conforto, mas também pela segurança das pessoas que utilizarão os móveis. Afinal, ninguém quer sentar em uma cadeira torta, cair no chão ou almoçar em uma mesa alta ou baixa demais, não é mesmo? Por isso existem as NRs, Normas Regulamentadoras do Trabalho. Elas foram criadas para regulamentar e fornecer orientações sobre os procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e Medicina do Trabalho.
Quando se fala em ergonomia no mobiliário de trabalho, somos guiados pela NR 17. É ela que regulamenta a utilização de materiais e mobiliário ergonômico, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção no Brasil. Embora seja dedicada somente ao universo do trabalho, ela serve como base para a ergonomia de móveis em geral.
Mas com tanta informação, como saber se estamos escolhendo um móvel ergonomicamente correto? A opção mais segura é solicitar o auxílio de um arquiteto ou designer de interiores. Eles serão os profissionais aptos a te guiar no processo. No entanto, você pode se aprofundar um pouco no assunto seguindo o mini guia que preparamos para você a seguir:
Sala de TV
Para saber a distância ideal da sua TV para o sofá, siga a tabela abaixo, com a distância sinalizada em metros.
Mesa, cadeira, bancada e banqueta
Quando se fala em cadeiras, o ideal é que formado um ângulo de 90 graus com as pernas, seus pés toquem naturalmente o chão. No caso de uma pessoa de estatura menor, é interessante pensar em um apoio para os pés. No mais, siga os parâmetros abaixo em relação à altura dos seguintes móveis:
- Mesa: 70 – 75 cm
- Cadeira: 45 – 50 cm
- Bancada: 90 cm
- Banqueta: varia de acordo com a bancada, mas ela deve ter 30 cm de diferença em relação a ela.
Sofá e poltrona
Se estiverem no mesmo ambiente, sofá e poltrona devem ter a mesma altura. A altura do sofá, do assento ao chão, deve estar entre os 35 cm e os 50 cm.
- Altura do sofá: 35 – 50 cm
- Altura da poltrona: 35 – 50 cm
- Profundidade poltrona e sofá: 95 cm
Cama
Já falamos sobre o que buscar na hora de escolher o seu colchão. Na hora de escolher a cama, considere que a altura ideal para ela, do chão ao topo, incluindo o colchão, deve ser de no mínimo 60 cm. Lembre-se de deixar ao menos 70 cm de espaço ao redor para circulação das pessoas.
Fonte das imagens: Pinterest
Pronto para escolher seus móveis? Nosso design feito para viver te espera com toda a ergonomia que você precisa. Visite uma de nossas lojas e experimente!