20 JAN 2022
• Arquitetura
Quebrar as tradições propostas pela arte acadêmica: esta era a base do movimento Art Nouveau, que surgiu na França no final do século XIX e foi imortalizado na arquitetura pela obra do espanhol Antônio Gaudí. E quais as suas principais características? Em suma, formas orgânicas, combinação de forma com função, design extravagante, predominância do vidro e do ferro e valorização da natureza são algumas delas.
No entanto, é importante lembrar que o Art Nouveau vai muito além disso, representando também uma ruptura com a arte acadêmica, conhecida como algo exclusivo e de acesso restrito a um grupo. Isto porque seu principal conceito se baseia na massificação da arte, que se torna acessível para um maior número de pessoas. Portanto, espere por uma arquitetura que preze pela originalidade, assim como algo que tem na natureza sua maior inspiração. Não à toa, seus adereços tinham como objetivo imitar o balanço das árvores e também suas flores. Por causa disso, materiais como o ferro e o vidro eram muito utilizados.
Victor Horta
Entre os nomes expoentes da Art Nouveau estão o belga Victor Horta, autor da primeira construção deste estilo, a Casa Tassel, em Bruxelas, na Bélgica. Dessa forma, estão presentes guarda-corpos trabalhados em ferro em formas que remetem a flores e folhas, assim como efeitos luminosos causados pelo uso dos vidros. Outra característica que chama atenção é sua planta baixa, com a porta de entrada localizada ao lado da fachada, cuja entrada é prolongada por um longo corredor lateral. Outra porta no meio da fachada garante a ventilação e a iluminação naturais.
A casa Tassel, em Bruxelas, nas Bélgica, foi a primeira edificação Art Nouveau do mundo.
As portas nos pavimentos das fachadas favorecem a iluminação e ventilação naturais.
Falar em Art Nouveau é falar em Antônio Gaudí e suas obras arquitetônicas que alçaram Barcelona a uma das cidades mais interessantes no quesito arquitetônico. Por causa disso, sua frase “Nada é inventado, já que está escrito primeiro na natureza. A originalidade consiste em voltar à origem” é um retrato fiel da cidade espanhola e suas edificações, como a Sagrada Família, o Parque Guel, a Casa Milá e a Casa Batlló. Outra fase de impacto de Gaudí define bem o estilo Art Nouveau: “Não há linhas retas ou cantos afiados na natureza. Portanto, os edifícios não devem conter linhas retas ou cantos afiados”.
Sagrada Família, obra inacabada de Gaudí: formas orgânicas que retratam o estilo Art Nouveau.
Parque Guel, uma ode à natureza.
As curvas e volumes da Casa Mila são um retrato da organicidade proposta pelo Art Nouveau.
Influência no movimento em solo brasileiro
No Brasil, locais como a Confeitaria Colombo, no Rio, e a ponte Santa Efigênia, em São Paulo, são exemplos de obras com influência Art Nouveau.
Ícone do Art Nouveau no Rio de Janeiro.
Gosta desse estilo? Conta pra gente nos comentários!