Quando se fala em arquitetura e design de interiores, uma ótima fotografia é fundamental. Além de valorizar o layout, a fotografia deve mostrar as cores da forma mais real possível, valorizar texturas e a iluminação, seja ela luminotécnica ou natural. Contratar um bom fotógrafo torna-se condição sine qua non para finalizar um projeto com qualidade. No entanto, é sempre bom conhecer algumas técnicas fotográficas para registrar a obra no dia a dia, seus bastidores e desafios e assim arrasar nas suas redes sociais. A seguir, selecionamos algumas dicas para te ajudar na empreitada!
1. Opte sempre pela iluminação natural
Ao fotografar com o celular, pense sempre na valorização da luz natural. Daí a preferência por fotos feitas durante o nascer e entardecer do dia. Mas caso não seja possível fotografar nestes horários, evite a iluminação artificial, que deixa as fotos amareladas e aproveite os dias nublados, que são ótimos para fotografar!
Abra as janelas e valorize a iluminação natural.
2. Pense no corte da foto
Ela irá para os Stories ou para o feed? É interessante fotografar sempre nos dois formatos, para não prejudicar o enquadramento e cortar detalhes importantes do projeto.
Formato vertical para os stories.
Formato mais próximo ao quadrado para o feed.
3. Use a regra do terço para o enquadramento
A regra consiste em dividir a fotografia em nove quadros – algumas câmeras têm a opção de mostrar estas linhas na tela – e destacar os pontos de cruzamento na tela. Assim, o destaque que você quiser dar ao projeto deve estar no encontro dessas linhas.
4. Não esqueça de prestar atenção na perspectiva da foto
Pense sempre na altura do espectador para tirar as fotos, isto cria uma perspectiva verídica do projeto. Evite tirar fotos de baixo para cima – elas achatam o ambiente. Vale até investir em um tripé para celular. Além de valorizar a perspectiva, ele evita que a câmera trema.
O tripé, além de ajudar na perspectiva, evita fotos tremidas.
5. Produzir o ambiente também faz parte das técnicas fotográficas
Sim! Nada de fotografar ambientes vazios – eles conferem uma sensação de abandono – ou bagunçados – eles tiram o foco do projeto em si.
Organização é fundamental para não tirar o foco do ambiente.
6. Use aplicativos para eventuais correções
Se a sua foto ficou amarelada ou muito esmaecida, vale fazer uso de aplicativos que tratam imagens. O próprio Photoshop possui um aplicativo gratuito e fácil de usar que auxilia no tratamento das fotos.
Pronto para arrasar nas fotos? Então aplique as técnicas fotográficas e marque a gente lá no Instagram @liderinteriores!