21 OUT 2021
• Arquitetura
Considerada o berço da arquitetura, a Grécia teve suas primeiras edificações construídas nos séculos VIII a. C., mas seu apogeu – leia-se o Panteão Grego e afins – aconteceu entre os séculos VII a. C. e IV a.C. Mas o que caracteriza a arquitetura da Grécia? Simetria, harmonia, equilíbrio e rigor das formas, além da presença de colunas e pórticos e o uso da perspectiva e funcionalidade são algumas dessas qualidades. O local de sua construção também era importante. Os templos estavam localizados no alto, de forma aproveitar melhor a luz e a serem apreciados sob diferentes pontos de vista. A arquitetura antiga grega também costuma ser identificada por três períodos:
Período Arcaico – VIII e VI a. C.
É quando começam a se formar as cidades-estados no país, como Atenas, Esparta e Tebas e os templos começam a ser construídos. Eram feitos de pedra e cercados por colunas – as chamadas colunatas.
Templo de Hera, construído no período Arcaico.
Período Clássico – V a.C. a VI a.C
Fase mais profícua da cultura e da arquitetura grega, o período clássico construiu novos templos e com eles novas técnicas construtivas. Nele também se desenvolveu o teatro grego, cujas construções em semicírculo permitiam que todos os espectadores visualizassem os artistas. Nesta época prevaleceu o estilo dórico nas construções, onde as colunas são caneladas e não possuem base.
O Parthenon de Atenas é o símbolo maior do período grego clássico.
Teatro em Atenas, aos pés da Acrópole.
Período Helenístico – III a. C até o início da Era Cristã
Sob a política de dominação de Alexandre “O Grande”, a cultura e arquitetura gregas se disseminaram pelo mundo, criando também uma interessante miscigenação artística na região. A arquitetura continuou bebendo da influência clássica, mantendo o uso das colunas e a forma canônica dos templos. Estas colunas, mais ornamentadas, são uma característica forte do estilo coríntio.
Templo de Zeus, em Atenas, construído durante o período Helenístico.
Modernidade
As casas brancas das ilhas gregas são uma construção típica do período moderno. Se utilizam principalmente de pedras vulcânicas como o calcário, matéria-prima abundante no país que ajuda na dispersão do calor. Também considerado um poderoso desinfetante, durante a epidemia de cólera que ocorreu em 1938, o cal foi aplicado na área externas da casa com o objetivo de isolar a doença.
As casas nas ilhas gregas são constituídas principalmente de calcário.
É fã da arquitetura da Grécia? Conta pra gente nos comentários!