26 ABR 2012
• Mundo Lider
Anualmente a cidade de Milão, na Itália, é invadida por produtos, produtores e profissionais que ditam as tendências do ano em decoração e design para o lar. É a feira I Saloni, um evento de prestígio internacional, que teve sua 51ª edição encerrada no último dia 22 de abril.
Acompanhe a Lider Interiores pelo Facebook e Twitter.
Dessa vez, a flexibilidade ganhou o espaço do glamour. A preferência por móveis de longa duração e que servem para espaços distintos foi uma das proeminências do evento. E a presença brasileira no Salão foi marcada por objetos que despertaram curiosidade e poesia, e que mostraram as raízes dos diversos estados do país. Confira alguns dos destaques do Salão Internacional do Móvel de Milão em 2012:
Acessórios
– A italiana Paola Lenti apresentou sua nova coleção, inspirada no monastério franciscano do século 15. Um dos produtos em evidência foi um balanço de jardim.
– Utilizado por mais de 31 designers no evento, o tecido Hallingdal 65 foi o primeiro modelo produzido pela companhia têxtil dinamarquesa Kvadrat.
Ambiente
– Fabricante de joias e outros objetos, a alemã Meissen teve no Salão de Milão uma casa restaurada. Datada do século 16, o cômodo foi inaugurado como Villa Meissen.
Móveis
– A marmoraria italiana Marsotto Edizioni lançou diversas peças em mármore Carrara. Ao longo da História, esse material já foi usado em diversas esculturas e construções renomadas, como o Panteão, na Roma Antiga. Na I Saloni 2012, o material foi apresentado em uma mesa Topkapi.
– A russa Svetlana Agiya chegou a ser finalista do prêmio do Salão Satélite com um berço de acrílico, o Bubble Baby Bed. Uma espécie de bolha de espuma.
– O design e o artesanato estabeleceram laços pelo trabalho de alunos da escola israelense Bezalel Academy of Arts and Design com as cadeiras da série COD – Crafts Orientes Design (Artesanato e Design Orientais).
– A multifuncionalidade dos modulados foi reafirmada pela estante modular da Magis.
Presença Brasileira
– O designer e proprietário da A Lot of Design Group, Pedro Paulo Franco, trabalhou com madeira e aço para ter como resultado a cadeira Esqueleto.
– Na Miniloft, o designer brasileiro Ale Jordão utilizou como matéria-prima, a lataria de um Fusca 1931.
– A 51ª I Saloni foi uma oportunidade para que designers brasileiros mostrassem a diversidade das regiões do país. Exemplo disso são inúmeros acessórios, como o painel de folhas esqueletizadas com crochê, do Distrito Federal, e bolsa de capim dourado, feita no Jalapão, em Tocantins.
– Com diversas cores, o Tapete Maracatu foi inspirado nos vestidos das dançarinas de Recife. O designer brasileiro Sérgio Matos utilizou trabalho manual com cordas.
– O assento feito de crochê e os pés de aço chamam atenção pela distinção da matéria-prima. A cadeira Fractal foi trabalho feito pela Nicole Tomazi, exposta no Salão Satélite.
– Em parceria com artesãos de Cariri, na Paraíba, o carioca Renato Imbriosi levou a Milão o Xales Memória da Paraíba. O acessório foi feito com amostras de diferentes pontos da renda local.
Lider Interiores em Milão
Em busca de novidades e de alinhamento com as últimas tendências do setor, a Lider Interiores levou uma equipe de gerentes, diretores e supervisores até o Salão Internacional do Móvel de Milão. Lá, os profissionais puderam acompanhar de perto todas as tecnologias e propostas que o mercado de design e decoração oferece para 2012.
O principal objetivo da visita ao evento é trazer novos conhecimentos e conceitos para a equipe de criação da Lider Interiores. A proposta é usar como base os pilares da sustentabilidade e da inovação para aprimorar os serviços, além de buscar inspiração para novos produtos em uma das melhores fontes internacionais de design.
E você? O que mais chamou sua atenção no Salão Internacional do Móvel de Milão em 2012?
Conte para a gente!