7 tipos de iluminação para valorizar seus ambientes

19 FEV 2022
• Arquitetura

Se engana quem pensa que planejar a iluminação é algo dispensável em uma casa. Um projeto luminotécnico bem feito é responsável não só pelo conforto visual do espaço, mas também por sua sensação de acolhimento. Não à toa, o mercado está sempre em busca de novas soluções e tecnologias que tragam estes benefícios, sem abrir mão da funcionalidade. Por isso, sempre consulte um arquiteto ou lighting designer quando quiser mudar a iluminação da sua casa. Para que você entenda mais sobre este universo, explicamos a seguir os sete tipos e estilos de iluminação mais usados.

 

1. Iluminação direta

Focada em um ponto do ambiente, a iluminação direta é muito usada para cozinhar, garantir bons momentos de leitura ou mesmo em closets, para melhor visualização das peças. No Loft da Piacesi Arquitetura para a CASACOR Minas 2019, uma luminária de pé ilumina a mesa do espaço de jantar.

iluminação direta

 

2. Iluminação difusa

Tipo mais usado em residências, esta iluminação consiste em lâmpadas instaladas em um ponto central do teto ou em seus cantos que iluminam o espaço de forma uniforme, sem a criação de grandes efeitos. Por difundir a luz pelo espaço, geralmente se usam lâmpadas de uma intensidade mais forte. Nesta sala de Gustavo Pigatto, uma luminária instalada no teto percorre toda a parede da sala integrada. Vê-se também duas iluminações indiretas no teto e no piso, conceito que explicamos a seguir.

iluminação difusa

 

3. Iluminação indireta

Esta técnica ilumina o ambiente por meio de elementos refletores, como o teto, piso ou parede. No Home da B2 Arquitetura e Case Arquitetos, o painel de TV possui iluminação embutida que se reflete na parede para assim criar um sensação intimista no espaço.

tipos e estilos de iluminação

 

4. Iluminação de orientação

Focada na segurança de quem está utilizando o espaço, a iluminação de orientação é muito usada em escadas, piscinas, jardins e outros tipos de áreas externas.

tipos e estilos de iluminação

 

5. Iluminação de destaque

O spot é um recurso que ilustra bem a iluminação de destaque. Ele tem como objetivo ressaltar determinado elemento de um espaço. Na sala de TV do Studio Cady, dois pontos de luz foram usados para ressaltar o quadro na parede.

iluminação de destaque

6. Iluminação de tarefa

É uma iluminação direta, mas com focos menores e mais fortes de luz. Muito usada em ambientes de trabalho, como escrivaninhas e clínicas de saúde. Neste canto de maquiagem projetado por Gustavo Pigatto, nosso espelho Tri ganhou dois focos de luz laterais. Iluminação difusa no teto e indireta na lateral do teto de gesso completam a cena.

iluminação de tarefa

 

7. Iluminação para áreas externas

Jardins, fachadas de casas e edifícios são exemplos de locais que recebem iluminação específica para áreas externas. Na fachada da loja Lider de Goiânia, marca e painel receberam iluminação especial.

tipos e estilos de iluminação

 

Gostou das dicas ? Conta pra gente nos comentários!

Confira as novidades do nosso blog