7 sugestões de table books para quem ama ler e decorar

28 JUL 2022
• Dica de decoração

Nos levar para outros universos através das histórias é uma das grandes qualidades dos livros. Quem não abre mão de uma boa leitura sabe bem do que estamos falando. Já quando se fala em decorar com livros, o tema é vasto, e vai muito além de estantes e prateleiras para acomodá-los. Não à toa, surgiram os coffee table books. O termo se refere a livros de arte, arquitetura, fotografia e moda, cujas imagens ganham destaque por sua diagramação e dimensão. Daí a necessidade de um tipo de papel mais encorpado, tamanhos maiores e uma capa dura para fazer jus a todo conteúdo imagético da obra.

 

Tamanho investimento no seu design gráfico não passaria despercebido na arquitetura e decoração. Rapidamente, arquitetos e designers de interiores começaram a usá-los para decorar a casa. Eles podem ser posicionados sobre a mesa de centro da sala de estar ou mesmo nas mesas laterais. Nas estantes, vale ter cuidado ao usá-los. Por serem muito pesados, não é aconselhável reuni-los em uma só prateleira. O importante é escolher títulos de temas do seu interesse e deixá-los sempre à mão. Para te ajudar nessa escolha, fizemos uma seleção especial de títulos que abordam diversos temas. Confira a seguir.

 

1. Magnum Dogs por Thames & Hudson

Quem adora cachorros se apaixonará pelo livro de fotografias do coletivo de fotógrafos nova iorquino Magnum. São cinco capítulos nas seguintes temáticas: espertalhão, best in show, vida de cachorro, na praia e bastidores.

2. Móvel Brasileiro Moderno e Móvel Brasileiro Contemporâneo

Ambos os títulos são frutos de uma extensa pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas. O primeiro, Móvel Brasileiro Moderno, faz um panorama da história do móvel brasileiro entre os anos de 1920 e 1960. Já o livro Móvel Brasileiro Contemporâneo, trata sobre a produção do design de móveis brasileiros a partir da década de 1980, consequência da redemocratização do país.

3. Adriana Varejão Entre carnes e mares

A artista plástica carioca, referência quando se fala em arte contemporânea brasileira, tem toda a sua obra catalogada e analisada neste livro, da editora Cobogó. Há ainda cinco ensaios críticos de grandes intelectuais brasileiros, como Silviano Santiago, Lilia Moritz Schwarcz, Karl Erik Schøllhammer, Luiz Camillo Osorio e Zalinda Cartaxo.

4. Tim Walker Story Teller

O fotógrafo de moda britânico é famoso por seus editoriais lúdicos e surrealistas. Neste table book, ele reúne as melhores fotos de sua carreira, a maioria delas desenvolvida para a revista Vogue inglesa.

5. Valentino Themes and variations

O estilista que é conhecido pelas suas roupas de alta costura é um dos únicos estrangeiros reconhecidos pelo governo francês como haute couture. Neste livro editado pelo Museé des Arts Decoratifs’s, o designer de moda tem suas criações mais icônicas retratadas por meio de fotos, croquis e tecidos, todos com comentários dele próprio.

6. Isay Weinfeld — An architect from Brazil

O arquiteto brasileiro de fama mundial é reconhecido pelos projetos de bom gosto e pela combinação da elegância com a luz tropical. Suas obras mais emblemáticas são revisitadas neste livro, que inclui projetos nunca antes publicados.

7. Bauhaus 1919-1933

A edição realizada junto aos Arquivos da Bauhaus em Berlim celebra os 100 anos da escola com fotos e desenhos inéditos, além de biografias de nomes ícones do movimento, como Walter Gropius, Paul Klee e Marcel Breuer.

Qual desses table books é seu preferido? Em uma de nossas lojas você encontra mesas de centro e lateral perfeitas  para recebê-lo.

Como escolher o sofá perfeito