5 erros mais comuns ao planejar a cozinha

24 JUL 2017
• Dica de decoração

Quando se pensa em uma casa dos sonhos, um dos primeiros ambientes que vêm à mente é a cozinha. Local essencial quando se fala em morar bem, a cozinha é lembrada também como um local de encontro, afeto, alegria e boa comida. No entanto, para que ela seja sempre sinônimo de bons momentos, é necessário prestar atenção em alguns pontos durante o seu planejamento. A seguir, te mostramos os cinco erros mais comuns ao planejar a cozinha. Acompanhe!

1 – Espaço suficiente para abertura de armários e gavetas

É comum sermos levados pelo aspecto estético do projeto e esquecermos de dar atenção a características mais práticas, como o espaço necessário para abrir portas e gavetas. É importante que, quando abertas, ainda exista um espaço para circulação. Então preste atenção nesse detalhe quando for escolher os armários da sua cozinha!

5 erros mais comuns ao planejar a cozinha

 

2 – Optar por uma cozinha com ilha em um espaço compacto

As cozinhas com ilha são as mais desejadas do universo décor. Seu layout facilita as atividades do dia a dia e ainda ajuda a reunir amigos e família no ambiente, que podem participar ativamente na hora de cozinhar os pratos. No entanto, para que elas sejam bem executadas e utilizadas, é imprescindível que haja ao redor da ilha pelo menos 80 cm de espaço para circulação. Portanto, se a sua cozinha é pequena, é melhor deixar esse modelo de lado.

5 erros mais comuns ao planejar a cozinha

3 – Não prestar atenção na posição das tomadas, interruptores e sifão ao planejar os armários

Este é um dos erros mais comuns. As tomadas devem estar próximas dos eletrodomésticos. Também é aconselhável que existam tomadas próximas à bancada da pia, para o caso de utilização esporádicas de outros eletrodomésticos como torradeiras, batedeiras e liquidificadores.

5 erros mais comuns ao planejar a cozinha

4 – Integrar a cozinha com a sala e dispensar o uso de uma coifa potente

Com um número cada vez maior de apartamentos com menos de 100 m², é comum que moradores optem por uma cozinha integrada com a sala. A iniciativa é válida, desde que se preste atenção no sistema exaustor que será usado na cozinha. Uma coifa potente é fundamental, já que o eletrodoméstico evita que o cheiro de fritura e gordura se espalhe pela casa. Outro item importante que merece atenção é o material que será usado na bancada que integra sala e cozinha. Ele deve ser resistente a produtos de limpeza e, consequentemente, fácil de limpar. Tudo isso sem deixar o aspecto estético de lado.

5 erros mais comuns ao planejar a cozinha

5 – Escolher acabamentos incompatíveis com as atividades de uma cozinha

É aconselhável que os acabamentos para bancada da cozinha sejam impermeáveis ou recebam um outro acabamento protetor. Isso porque as diversas atividades realizadas no espaço exigem que o material escolhido não seja poroso, frágil e de difícil limpeza. Materiais como silestone, corian, technistone e marmoglass são alguns dos preferidos atualmente.

5 erros mais comuns ao planejar a cozinha

 

Agora que você já sabe os erros mais comuns ao planejar a cozinha, confira nossa linha de cozinhas planejadas Lider e conheça nossos diferenciais!

Como ter uma cozinha prática e cheia de personalidade 2

Confira as novidades do nosso blog

Mundo Lider

Lider no Rio Open: nosso design com alma brasileira no maior torneio de tênis da América do Sul

Alma brasileira que celebra, vibra e emociona. Pela quarta vez consecutiva somos parceiros do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul. Além de um stand onde os visitantes poderão conhecer mais sobre o universo Lider, também estamos presente nos espaços de convivência do evento. “A Lider e o Rio Open têm […]

Mostras

CASACOR Brasília 2022: Conheça os espaços com o nosso design feito para viver

Inspirada no tema Infinito Particular, a CASACOR Brasília deste ano acontece no centro esportivo Arena BRB Mané Garrincha. Até 2 de novem...

Dica de decoração

Em clima de hexa: prepare sua casa para a Copa do Mundo 2022!

Já estamos ansiosos para a Copa do Mundo 2022! A partir do dia 20 de novembro, poderemos acompanhar as melhores seleções de futebol em jo...

Arquitetura

Dia Mundial da Arquitetura — Arquitetura para o bem-estar

Desde 1996, a União Internacional dos Arquitetos (UIA)  comemora, toda primeira segunda-feira do mês de outubro, o Dia Mundial da Arquite...