5 dicas para você acertar na cortina para sala

01 AGO 2018
• Dica de decoração

Vista como um complemento para a sala, a cortina possui papel importante quando se fala em decoração. Além de suas características práticas – regula a claridade e a temperatura do ambiente, cria uma barreira visual e garante a privacidade de quem a utiliza – ela também serve como componente decorativo. Não à toa, selecionamos cinco dicas para te ajudar a acertar na cortina para sala, confira a seguir.

1 – Prefira modelos longos

Eles se adaptam melhor a portas e janelas e possuem um caimento mais elegante. Outra vantagem é deixar o ambiente mais aconchegante. Nesse living de Adriana e Mércia Sales para a Decora Lider Salvador 2018, o modelo de cortina longo é usado junto a uma persiana horizontal.

cortina para sala

2 – Preste atenção nas suas medidas

Hora de focar no lado prático da cortina. Ao instalá-la, observe sempre se há de 15 a 20 cm a mais no lado das janelas ou das portas. Essa cortina “a mais” garante conforto visual e impede que a luz entre pelos cantos das janelas.

cortina para sala

Na sala integrada de Mônica Demonder para a Decora Lider Vitória 2018 as cortinas percorrem toda a parede do ambiente.

3 – Foque no tecido

Ele deve estar em sintonia com a decoração do espaço. Estilos mais clássicos pedem modelos mais encorpados, enquanto decorações mais casuais recebem bem tecidos mais leves e despojados, como o algodão e o linho. Nessa sala de jantar de Vanja Maia para a Decora Lider Salvador 2018, a cortina escolhida é de tecido aveludado, um ótimo contraponto com o acabamento acetinado das cadeiras New.

cortina para sala

4 – Escolha a cor com cuidado

Da mesma forma que o tecido deve acompanhar o estilo da decoração, a cor da cortina deve acompanhar a sua cartela de cores. Vale brincar com tons e apostar em uma cor mais suave, mas não muito chapada, como fez a T3 Arquitetura em sua sala de jantar para a Decora Lider Salvador 2018. A cortina escolhida é de um leve tom rosado, o que valoriza a cartela de cores terrosas do espaço.

cortina para sala

5 – Escolha a cortina por último

A peça deve ser vista como a cereja do bolo da decoração. Escolha a cortina por último para que ela seja um resumo de todo o aspecto visual pensado para o ambiente.

Pronto para acertar na cortina para sala? Visite uma de nossas lojas e inspire-se!

Como escolher o sofá perfeito

Confira as novidades do nosso blog