5 dicas de decoração para quartos pequenos

06 FEV 2021
• Dica de decoração

Um dos grandes desafios de arquitetos e designers de interiores é o aproveitamento de espaços, especialmente em quartos pequenos. Com apartamentos cada vez mais compactos e uma rotina que requer mais funcionalidade, encontrar soluções que sejam práticas, confortáveis e bonitas não é tarefa fácil. Então, para te ajudar a pensar no seu quarto de forma otimizada, separamos cinco dicas muito usadas pelos profissionais do mercado para ampliar este ambiente da casa.

1. Use cores claras

Elas auxiliam na sensação de amplitude, deixam o espaço mais leve e conferem aquela sensação de calma e descanso que precisamos em um ambiente como o quarto. Mini cômoda Face, cama Stole e roupas de cama do Ateliê Lider, tudo em materiais claros, deixam o ambiente mais amplo.

quartos pequenos

2. Use espelhos em uma das paredes

Regra de ouro quando se fala em ampliar espaços, os espelhos podem ser utilizados nas portas dos armários, por exemplo, para ajudar a deixar o quarto mais amplo. Neste projeto da Ocapi Arquitetura, o armário com porta deslizante – que também auxilia no aproveitamento de espaço – ganhou acabamento em espelho.

quarto pequeno

3. Use painéis para fixar a TV na parede

Outra peça importante que não pode faltar no quarto é a TV, mas em espaços pequenos como este, onde uma das paredes recebe os armários, fica difícil ter onde pendurá-la. Por isso, neste projeto de Carolina Lage, o teto rebaixado ganhou um mecanismo automatizado que recebe a TV e faz com que ela apareça somente quando for utilizada.

quartos pequenos

4. Invista em uma marcenaria feita sob medida

Móveis planejados são uma mão na roda quando se fala em aproveitamento de espaços, pois eles são feitos sob medida para as suas necessidades. Neste quarto para um adolescente, a marcenaria Lider se encarregou de criar mesa, estante e cama que mais se adequassem ao espaço.

quartos pequenos

5. Invista em móveis multifuncionais

Se o seu quarto também se transforma em home office, uma boa ideia é escolher móveis que sirvam para mais de uma atividade. Neste quarto de Mari Lazarini, a escrivaninha Cimo serve também como penteadeira. A cama Shape, com cabeceira estofada, ainda ajuda a deixar tudo mais acolhedor.

quarto pequeno

Pronto para otimizar o seu quarto? Então venha nos visitar e saiba o que o nosso design feito para viver pode fazer por você!

Confira as novidades do nosso blog